sábado, 14 de fevereiro de 2009

Afrika Bambaataa na Bahia

O DJ americano Afrika Bambaataa, fundador do hip hop e forte expoente do funk, estará pela primeira vez em Salvador no dia 22 de fevereiro, no Carnaval do Pelourinho. O músico se apresenta na Praça Tereza Batista, a partir das 19h30. O show integra a turnê “Afrika XXI – Bambaataa Brazilian Tour 2009”. A passagem de Bambaata pela capital baiana também tem o objetivo de expandir a instituição Zulu Nation, que tem representantes em 50 países e cujo objetivo é expandir mundialmente os cinco elementos da Cultura Hip Hop (MC, DJ, B. boy, Graffiti e Conhecimento), pregando mensagens de paz, união, amor, liberdade e alegria.
No ano em que o Hip Hop completa 35 anos, a organização inaugura no Rio de Janeiro a sua primeira sede na América Latina, no próximo dia 19. De acordo com Bruno Torres, empresário do DJ Afrika Bambaataa no Brasil, a escolha da cidade está relacionada à identificação pessoal do artista: além de ter um filho no Rio de Janeiro, ele acompanhou a expansão em solo brasileiro dos gêneros musicais Miami Bass e Freestyle, ritmos que influenciaram o Funk Carioca.
Ainda segundo o empresário, o DJ sempre quis conhecer Salvador e cultiva um fascínio pelos ritmos de matriz africana. Quem representa a organização em Salvador é Jorge Hilton, integrante do grupo Simples Rep'ortagem, que se apresenta no Carnaval do Pelô após o show de Bambaataa. De acordo com Jorge Hilton, “a Zulu Nation identifica personalidades do hip hop e da cultura do gueto que contribuem para manter o movimento vivo, de acordo com os princípios da instituição”.
Estreante em Salvador, veterano no Brasil: o norte-americano já esteve seis vezes no país, onde já se apresentou em diversos shows e festivais. Também gravou com os músicos Mr. Catra, BNegão, Dj Soul Slinger, Dj Marlboro, Sampa Crew, entre outros. Desta vez, a novidade da vinda do músico para o Brasil é a produção de um vídeo-documentário sobre a turnê, que em 2010 acontecerá na África, durante a Copa do Mundo de 2010. Uma das participações previstas no documentário é o rapper Marcelo D2, que em 2003 lançou o disco "À Procura da Batida Perfeita", tradução do disco "Looking for the Perfect Beat", clássico de Bambaataa, gravado em 1982.
Jbonline.terra.com.br

Nenhum comentário: